quinta-feira, 29 de março de 2012

Sim, nós somos educadas!


Vamos falar sobre etiqueta e boas maneiras!!





As regras de Etiqueta e Boas maneiras foram surgindo ao longo dos séculos, quando a sociedade sentiu a necessidade em por algumas regras de comportamentos para organizar e facilitar o encontro entre pessoas de diferentes culturas.
Hoje em dia esse tema está em alta, a cada dia surgem muitos autores de livros, blogueiros,  cada um abordando esse assunto de maneira diferente. Mas é de convir  existem regras de boas maneiras que nunca devemos deixar de usá-las ;)

Vejam essas 7 regrinhas básicas.

1) Cumprimentos  com um sorriso: Bom dia, boa tarde e boa noite ao chegar em qualquer lugar, mesmo não conhecendo as pessoas .... Isto é uma ótima maneira de perder a timidez.

2) Seja “Grata”: a “Gratidão” é uma virtude da qual o Senhor se agrada. Agradeça a um elogio, um presente ou uma boa ação que tiveram com você e retribua sempre que tiver a oportunidade.

3) Seja Pontual : quem foi que disse que chegar no horário é coisa do passado. Cometer atrasos em alguns países é uma falta gravíssima. (não cheguem atrasadas no culto, hein) !

4) Não faça escândalos, fofocas e “barracos”: Todas nós em algum momento de nossas vidas temos nossos dias de stress, TPM.... mas isso não nos dá o direito de sermos rude com o próximo. A palavra de Deus fala muito sobre comportamento em provérbios, de frearmos nossa língua, ...(A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15:1) temos o dever  de termos um comportamento delicado, lutando contra nosso stress do dia-a-dia! 

5) Não seja inconveniente: o mesmo que inoportuno e impróprio. A pessoa inconveniente é aquela que não mede as suas atitudes, algumas sem pensar e outras pelo próprio prazer em  atrapalhar o próximo.

Alguns exemplos de inconveniência a não seguir:

- Falar alto e rir alto em horas impróprias (dentro de ônibus de viagem, dentro da igreja, dentro da sala de aula e etc)
- Ligar para alguém antes das 9:00 e depois das 22:00 horas (a única exceção é para  os amigos íntimos e pai/mãe/ irmãos).
- Interromper uma conversa sem pedir “licença” e pior do que isso é interromper um palestrante.
- Aparecer de surpresa na casa de alguém (isso é muito ruim...rsrsrs) ainda mais se levar a mala para passar uns dias. Quando for visitar alguém, dê uma ligada antes para ver se a pessoa pode realmente lhe receber, talvez ela tenha um compromisso ou naquele momento ela está ocupada.
- Falar dos segredos e micos do seu amigo numa rodinha de conversa o expondo e também colocar apelidos desagradáveis nas pessoas.
- Ligar o seu MP3/4/5/etc... rsrs no último volume em locais inapropriados.

 Meninas, Deus não se agrada de quem causa incômodo ao seu irmão.


6) Não coma “loucamente”:se alimente com educação. Existem pessoas que são muito desesperadas quando estão em grupos, pois acham que a comida vai acabar e enche o prato de tal maneira  e quem olha de fora acha isso muito feio. É melhor ser discreta.

7) Seja discreta: não seja vulgar no modo de se vestir, não use palavras vulgares em sua boca, não chegue espalhafatosamente aos lugares. Lembre-se de que uma mulher discreta e educada  é a que mais conquistam as pessoas que estão a volta.


Uma pessoa que domina as regras de etiqueta é notável, pois ela sabe se portar nos ambientes que frequenta, sem ser inconveniente, pois ela sabe a hora exata de não incomodar a quem está por perto e sabe ser agradável.
Como servas do Senhor devemos dar o exemplo por onde passamos, ainda mais no quesito “ boas maneiras “ .



Lembre-se: Nosso Príncipe da Paz “ Jesus “ é muito educado!


     Beijinhos para as meninas lindas, educadas e etiquetadas!!!


Por:  Dete Branco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário